Pesquisar no site


70 anos da ONU

24-10-2015 00:00

UN Day

Celebrando os 70 anos da ONU em São Francisco


No dia 24 de outubro de 2015 mais de 150 monumentos, museus, pontes e outros edifícios emblemáticos, em mais de 45 países de todo o mundo, vão ser iluminados a azul - a cor oficial da ONU -, como parte de uma campanha global para comemorar o Dia da ONU, sendo que em 2015 a organização celebra o seu 70º aniversário.  Portugal, à semelhança de vários outros países, iluminará a azul da ONU os Paços do Concelho da capital, Lisboa.

 ONU3

Construções mundialmente famosas tais como a Ópera de Sydney (Austrália), as Grandes Pirâmides de Gizé (Egito), a estátua do Cristo Redentor (Rio de Janeiro, Brasil) e o Empire State Building (Nova Iorque, EUA) estarão iluminadas a Azul.

Também se juntaram ao evento o Museu Hermitage (Rússia), a antiga cidade de Petra (Jordânia), a Torre Inclinada de Pisa (Itália), o Castelo de Edimburgo (Escócia), o Palácio de Westminster (Reino Unido), a Torre Sky Tree (Japão) e o Palácio de Alhambra (Espanha), entre muitos outros.

"Estou muito grato aos Estado-Membros por terem mostrado tão grande entusiasmo com a comemoração dos 70 anos de trabalho da ONU em prol da paz, do desenvolvimento e dos direitos humanos", disse o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon. "Ao colorirmos o mundo a azul da ONU, por um dia, podemos iluminar o caminho para um futuro melhor", acrescentou.

A comemoração global terá início, ao anoitecer, na Nova Zelândia, seguindo-se a Austrália, com a mencionada Ópera de Sydney, e daí seguirá uma espécie de onda de azul ONU que passará por países em todos os continentes, à medida que os monumentos forem sendo iluminados.

A sede das Nações Unidas, em Nova Iorque, estará iluminada a azul ao longo de duas noites: a de 23 de outubro, quando tem lugar o concerto anual do Dia da ONU, e a de 24 de outubro.

(Televisão de Lisboa, 23/10/2015 - http://tvl.pt/2015/10/23/lisboa-evento-global-ilumina-monumentos-a-azul-70-o-aniversario-da-onu/)