Pesquisar no site


Projeto

 

 

Tema de estudo do Agrupamento de Escolas da Bemposta como Escola Associada da UNESCO:   1. A Rede de Escolas Associadas da UNESCO e as prioridades da UNESCO - projetos que expliquem o funcionamento da ONU e da UNESCO/ As preocupações mundiais e o papel das Nações Unidas

TÍTULO DO PROJETO: Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

DESCRIÇÃO DO PROJETO:  Realização de trabalhos de pesquisa pelos alunos do 9º ano sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e desenvolvimento de atividades para a comunidade educativa e/ou local relacionadas com um ou vários ODS. Este projeto será para toda a comunidade educativa, numa perspetiva de futuro, em que a análise dos ODS permite o lançamento de ideias, críticas, opiniões e cruzamento de realidades.

Para mais informações sobre os ODS, consultar a página do UNRIC- Centro Regional de Informação das Nações Unidas:

http://www.unric.org/pt/objetivos-de-desenvolvimento-sustentavel


 

 

ATIVIDADES A REALIZAR:         
Trabalhos de pesquisa em grupo (ou individuais), desenvolvidos anualmente no âmbito da disciplina de Geografia e  realizados em formato digital, por todos os alunos do 9º ano, com o objetivo de analisar um dos ODS (escolhido pelo grupo) e a sua evolução, bem como de apresentar medidas tomadas para alcançar esse Objetivo e propostas para o futuro;  Atividades para a comunidade local.

INTEGRAÇÃO NO PLANEAMENTO CURRICULAR/ OBJETIVOS GERAIS:  A educação básica, através das várias  experiências educativas que devem ser oferecidos aos estudantes durante todo o processo de educação, permite que as crianças e adolescentes obtenham um conhecimento sistematizado do seu próprio país, dos outros e do mundo, e desempenhem um papel fundamental na formação e informação os futuros cidadãos sobre a Europa e do mundo, enquanto sistemas compostos de vários fatos que interagem uns com os outros e mudam constantemente.

OBJETIVOS ESPECIFICOS: Compreender e colocar em prática soluções que procuram atenuar os contrastes de desenvolvimento; explicar a importância dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e os constrangimentos à sua aplicação.

METODOLOGIA: O trabalho de pesquisa permite substituir uma lógica de conteúdos por uma lógica de mobilização dos interesses dos alunos, trabalhando simultaneamente conhecimentos e competências sociais. O desenvolvimento deste trabalho em grupo implica uma relação pedagógica cooperativa e a colaboração entre pares, tal como a mobilização para a ação que se pretende implementar, através do desenvolvimento de atividades de solidariedade e voluntariado.