Pesquisar no site


Contactos

Bemposta Unesco

E-mail: projetos@aebemposta.com

Projeto

 

2014

Tema de estudo do Agrupamento de Escolas da Bemposta como Escola Associada da UNESCO:   1. A Rede de Escolas Associadas da UNESCO e as prioridades da UNESCO - projetos que expliquem o funcionamento da ONU e da UNESCO/ As preocupações mundiais e o papel das Nações Unidas

TÍTULO DO PROJETO: Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

DESCRIÇÃO DO PROJETO:  Realização de trabalhos de pesquisa pelos alunos do 9º ano sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e desenvolvimento de atividades para a comunidade educativa e/ou local relacionadas com um ou vários ODS. Este projeto será para toda a comunidade educativa, numa perspetiva de futuro, em que a análise dos ODS permite o lançamento de ideias, críticas, opiniões e cruzamento de realidades.

Para mais informações sobre os ODS, consultar a página do UNRIC- Centro Regional de Informação das Nações Unidas:

https://www.unric.org/pt/objetivos-de-desenvolvimento-sustentavel

ATIVIDADES A REALIZAR:         

Trabalhos de pesquisa em grupo (ou individuais), desenvolvidos anualmente no âmbito da disciplina de Geografia e  realizados em formato digital, por todos os alunos do 9º ano, com o objetivo de analisar um dos ODS (escolhido pelo grupo) e a sua evolução, bem como de apresentar medidas tomadas para alcançar esse Objetivo e propostas para o futuro;  Atividades para a comunidade local.

INTEGRAÇÃO NO PLANEAMENTO CURRICULAR/ OBJETIVOS GERAIS:  A educação básica, através das várias  experiências educativas que devem ser oferecidos aos estudantes durante todo o processo de educação, permite que as crianças e adolescentes obtenham um conhecimento sistematizado do seu próprio país, dos outros e do mundo, e desempenhem um papel fundamental na formação e informação os futuros cidadãos sobre a Europa e do mundo, enquanto sistemas compostos de vários fatos que interagem uns com os outros e mudam constantemente.

OBJETIVOS ESPECIFICOS: Compreender e colocar em prática soluções que procuram atenuar os contrastes de desenvolvimento; explicar a importância dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e os constrangimentos à sua aplicação.

METODOLOGIA: O trabalho de pesquisa permite substituir uma lógica de conteúdos por uma lógica de mobilização dos interesses dos alunos, trabalhando simultaneamente conhecimentos e competências sociais. O desenvolvimento deste trabalho em grupo implica uma relação pedagógica cooperativa e a colaboração entre pares, tal como a mobilização para a ação que se pretende implementar, através do desenvolvimento de atividades de solidariedade e voluntariado.

 

A evolução do projeto

O nosso Agrupamento de Escolas da Bemposta, faz parte da Rede de Escolas associadas desde 2014 e dentro dessa parceria propôs-se a prosseguir os princípios e ideais instituídos pela UNESCO, vocacionados para a Educação, a paz, os Direitos humanos, entre outros. O tema de estudo proposto para o nosso Agrupamento foi A Rede de Escolas Associadas da UNESCO e as prioridades da UNESCO - projetos que expliquem o funcionamento da ONU e da UNESCO.

Após 2 anos em que o projeto se concentrou no trabalho desenvolvido com alunos do 9º ano na disciplina de Geografia sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e na atividade solidária e sustentável “Bemposta em Movimento” (que envolveu nos 2 últimos anos letivos: 330 alunos participantes no dia 9 maio de 2018 e 557 em 2019, acompanhados por 65 professores), a partir do ano letivo de 2016/2017 iniciou-se o alargamento do projeto também com sessões em todas as turmas do 4º ano do Agrupamento. Durante 2 anos letivos (2016/2017 e 2017/2018) estas sessões nas escolas do 1º ciclo foram realizadas com o apoio da Biblioteca Escolar pela professora coordenadora do projeto (Sandra Mendes) e pela professora de Geografia Ana Patrícia Fernandes, e para além de abordarem a UNESCO e o seu funcionamento tiveram como tema o património mundial e focalizaram-se no exemplo do património mundial de Guimarães (de onde é natural a professora Ana Patrícia Fernandes), fazendo uma viagem por esta cidade a partir do livro “Voar em Guimarães” (recomendado pelo Plano Nacional de Leitura para crianças com idades compreendidas entre os 9 e os 11 anos, leitura mediana).

Para além destas atividades iniciou-se em 2016 um intercâmbio de troca de cartas entre a Escola Básica e Secundária da Bemposta e o Colégio Objetivo, em Rio Claro – São Paulo, Brasil e contatos com a Escola Secundária de Angolares em São Tomé e Príncipe. Este intercâmbio foi inserido, em 2018, num projeto eTwinning com uma escola de Espanha e outra da Turquia. Neste intercâmbio foi abordado o património, no âmbito do Ano Europeu do Património Cultural em 2018 e foi abordado no ano letivo de 2018/2019 a Comemoração dos 500 anos da Circum-Navegação de Fernão de Magalhães.

Em 2018 o Agrupamento associou-se a uma Cátedra UNESCO da Universidade do Porto para desenvolvimento do ensino científico para o oceano no 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico, com início previsto para 2019.

No ano letivo de 2018/2019 a maioria das turmas do 1º ciclo implementou propostas da Cátedra UNESCO em Biodiversidade e Conservação para o Desenvolvimento Sustentável da Universidade de Coimbra que pretende dar a conhecer (em conjunto com o Centre for Functional Ecology) os ODS, com o apoio da Biblioteca Escolar. No âmbito do trabalho desenvolvido com o livro “O Dia em que o Mar Desapareceu” de José Fanha, a coordenadora do projeto, professora Sandra Mendes, dinamizou sessões em todas as turmas do 1º ano do Agrupamento. Estas turmas participaram depois na atividade de limpeza e monitorização de praias “Os Suspeitos do Costume” orientada por alunos do 7º ano e desenvolvida em parceria com a Divisão de Ambiente da Câmara Municipal de Portimão, no âmbito da disciplina de Cidadania e Desenvolvimento e para comemorar o Dia Mundial do Ambiente, 5 de junho.

Neste ano letivo de 2018/2019 o tema de estudo abordado foi o património cultural imaterial da UNESCO e intitulou-se “À Descoberta da Dieta Mediterrânica”, tendo sido desenvolvido pela professora Margarida Diniz. Ao longo do ano letivo foram várias as atividades desenvolvidas:

- 16 outubro, Dia da Alimentação - concurso de receitas (pais e filhos) para todos os alunos do Agrupamento, com o apoio da Biblioteca Escolar;

- 24 de outubro: Visita de Estudo a Tavira e Cacela Velha – À descoberta da Dieta Mediterrânica, dos usos e costumes ao longo dos tempos, com as turmas dos 7º A e B da EB 2,3 D. João II de Alvor;

- 31 de janeiro – Homenagem à Dieta Mediterrânica, às pessoas, usos e costumes ao longo dos tempos, com uma Palestra no auditório da EBS da Bemposta e Feira com Artesãos (Sal, azeite, pão, empreita) e Exposição de trabalhos dos alunos no hall da escola (mini platibandas);

- apresentação da temática às turma do 4º ano das EB1 do Agrupamento ( https://padlet.com/margaridas_silvestres/oue45v5i2l1u.).

 

Nos últimos 3 anos letivos (2016/2017, 2017/2018 e 2018/2019) o Agrupamento também participou em ações de remoção de plantas exóticas (chorão) na Ria de Alvor, no âmbito da comemoração do Dia Mundial das Zonas Húmidas (convenção Ramsar), em conjunto com a Divisão de Ambiente da Câmara Municipal de Portimão. Esta atividade envolveu cerca de 200 alunos no dia 2 de fevereiro de 2017 e 550 alunos em 2018. No ano letivo de 2018/2019 foi realizada apenas por 2 turmas (50 alunos) para monitorização e para evitar o pisoteio das dunas.

 

Ao longo destes 4 anos a coordenadora do projeto participou num Encontro Nacional da rede em Coimbra e nos 2 Encontros Regionais do Algarve, em Faro em 24 de janeiro de 2018 e em Loulé em 16 de novembro de 2018, com a apresentação de diversos produtos da Dieta Mediterrânica em conjunto com a professora Margarida Diniz.

 

Projeto em 2018/2019

“À Descoberta da Dieta Mediterrânica”:

Descobrir os trabalhos feitos sobre o Mediterrâneo, esse rico mosaico evolutivo e dinâmico, social, cultural, económico, que se expande para além das suas fronteiras e que até hoje vê preservada a sua originalidade de modo de vida, de costumes, ofícios, lendas, festividades, arquitectura, hábitos de vida ao ar livre e convívio à roda da mesa, com os produtos regionais ricos em aromas e sabores, reconhecidos pela sua excelência pela OMS. Trata-se de um modelo de vida saudável e sustentável, que após candidatura com mais parceiros, se tornou Património Cultural Imaterial da Humanidade.

 - apresentação da temática às turmas do 4º ano das EB1 do Agrupamento

 

Sessão na EB 2,3 D. João II - Alvor.

 

Sessão na EB José Sobral, Mexilhoeira Grande

- 31 de janeiro – Homenagem à Dieta Mediterrânica, às pessoas, usos e costumes ao longo dos tempos. 

  • Palestra Auditório (Painel de convidados: universidade do Algarve, CMT, pesca/agricultura e saúde)
  • Artesãos (Sal, azeite, pão, empreita,
  • Exposição de trabalhos dos alunos no hall- Mini platibandas.

- Alguma Bibliografia alusiva

E-Books https://www.apn.org.pt/documentos/ebooks/Ebook_Dieta_Mediterranica.pdf

 

Projeto “Livros que nos fazem crescer” 2018/2019

Catédra UNESCO em Biodiversidade e Conservação para o Desenvolvimento Sustentável, estabelecida oficialmente na Universidade de Coimbra em 2014.

unescobiodiversitychair.uc.pt/?p=1364

EB1 José Sobral

Obras trabalhadas na EB1 José Sobral, com as turmas inscritas – 1º ano, 3º ano e 4º ano (uma de cada ano), a que se foram juntando a turma do 2º ano e a outra do 1º ano

- “Aqui estamos nós”- Apontamentos para viver no Planeta Terra. (todos)

- “O frigorífico da Magui”(com o 1º ano)

- “O lápis mágico de Malala”(todos)

- “Mulheres fantásticas que mudaram o Mundo” (com o 3º e 4º ano)

- “Ciclo da água” (com o 2º ano)

-“ A fábrica de chocolate do Sr. Coelho”

- “Rosa Meira, engenheira” (com o 1º ano)

- “A última paragem” (com o 3º e 4º ano)

- “O grande livro dos Oceanos” (com o 3º e 4º ano)

- “O dia em que o mar desapareceu”(1º e 3º ano)

- “A água e a águia” (com o 4º ano)

Trabalhamos ainda o livro “Vamos Ajudar a Terra” (de Julian Lennon, Edições ASA, 2018) com as turmas de 1º e 3º ano.

Em todas as sessões foram debatidos os temas inerentes aos objectivos. Os alunos de 3º e 4º ano realizaram pesquisas nos tablets.

Esta obra é uma sugestão para acrescentar no objetivo 15, Proteger a vida terrestre.

 

Ao longo destes dois períodos foram trabalhados os seguintes objetivos nas escolas de 1º ciclo de Alvor e Montes de Alvor

ODS 6 Água e Saneamento – 3 turmas de pré-escolar; 8 turmas de 1º ciclo com leitura, exploração e debate do livro "Ciclo da água", bem como realização da experiência que recria o ciclo da água. Como complemento às leituras, foram visionados os vídeos  "Água um mundo fantástico" da EDA-Portugal e "Paxi, o ciclo da água"  da European Space Agency. Os alunos do 2º ano trabalharam a peça de teatro e a canção, ambas propostas no livro, em articulação  com o docente de Música (coadjuvação) e com o de Expressão Dramática  das AEC. Este trabalho foi apresentado à comunidade educativa dia 22 de  março, Dia Mundial da Água. 

ODS 12 Produção e Consumo Sustentáveis – 3 turmas de 1º ciclo com leitura, exploração e debate do livro "Os 3R’s: Reutilizar, Reduzir e Reciclar", bem como realização de sessões de sensibilização para a problemática da reciclagem com os técnicos da EMARP. 

ODS 17 Parcerias para o Desenvolvimento - 3 turmas de pré-escolar; 6 turmas de 1º ciclo com leitura e exploração do livro "A que sabe a Lua". Foi também realizado o jogo “Arca de Noé” com as turmas de 1º ciclo para consciencializar para a importância do trabalho colaborativo.

ODS 14 Oceanos, Mares e Recursos Marinhos – as 5 turmas de 1º ano do Agrupamento, em articulação com alunos do 7º ano da EBS da Bemposta e com o biólogo da autarquia, Filipe Bally, foi lido e explorado o livro “O dia em que o mar desapareceu” e uma recolha de resíduos no areal de Alvor no dia 5 de junho, Dia Mundial do Ambiente.

 

Projeto para 2019/2020

Tema anual: Comemoração dos 500 anos da Circum-Navegação de Fernão de Magalhães

o   sessões em todas as turmas do 4º ano do Agrupamento – 2º período;

o   dois projetos eTwinning com escolas de Espanha e da Grécia, sobre o mar e sobre viagens, mas abordando também a Comemoração dos 500 anos da Circum-Navegação de Fernão de Magalhães, e levando os alunos a praticar vela no nosso Centro de Formação de Vela – entre outubro de 2019 e maio de 2020;

o   realização de atividade final no Dia Mundial da Diversidade Cultural para o Diálogo e o Desenvolvimento, 21 de maio, com videoconferências com alunos de outras escolas REM#;

o   ação de Formação para professores “Comemorar o Mar em Geografia e História” para organização de projetos sobre o mar;

o   participação na Rede de Escolas Magalhânicas (REM) https://bemposta-unesco.webnode.pt/rede-de-escolas-magalhanicas/ -  o Agrupamento está inscrito neste projeto da DGE para 3 anos letivos; Rede de Escolas Magalhânicas da UNESCO – vai continuar a ser desenvolvida parceria com:

§  colégio Clip - The Oporto Internacional School – projeto eTwinning “Blue School – Escola Azul”.

§  AE Soares de Bastos em Oliveira de Azeméis -  troca de divulgação de atividades - https://soaresbastodesign.weebly.com/portimatildeo--magalhacircncias.html.

ü  trabalhos desenvolvidos por alunos do 9º ano na disciplina de Geografia sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) no inicio do 2º período;

ü  ações de remoção de plantas exóticas (chorão) na Ria de Alvor, no âmbito da comemoração do Dia Mundial das Zonas Húmidas (convenção Ramsar), em conjunto com a Divisão de Ambiente da Câmara Municipal de Portimão, a desenvolver ao longo da 1ª semana de fevereiro;

ü  atividade solidária e sustentável “Bemposta em Movimento” a desenvolver ao longo do ano;

ü  atividades culturais no âmbito do Projeto Cultural de Escolas – Plano Nacional das Artes;

ü  atividades conjuntas com as Bibliotecas Escolares com turmas do 1º ciclo, tais como o projeto “Rato de Biblioteca” – fauna marinha, e a continuação da implementação por turmas do 1º ciclo das propostas “Livros que nos fazem crescer da Cátedra UNESCO em Biodiversidade e Conservação para o Desenvolvimento Sustentável da Universidade de Coimbra que pretende dar a conhecer (em conjunto com o Centre for Functional Ecology) os ODS; continuação também do trabalho desenvolvido com o livro “O Dia em que o Mar Desapareceu” de José Fanha, com dinamização de sessões em todas as turmas do 1º ano do Agrupamento e posterior participação na atividade de limpeza e monitorização de praias “Os Suspeitos do Costume” orientada por alunos do 7º ano e desenvolvida em parceria com a Divisão de Ambiente da Câmara Municipal de Portimão, no âmbito da disciplina de Cidadania e Desenvolvimento e para comemorar o Dia Mundial do Ambiente, no inicio de junho;

 

ü  associação à Cátedra UNESCO da Universidade do Porto para desenvolvimento do ensino científico para o oceano no 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico, quando a mesma estiver a funcionar - BluExpert - Science Education of Children for Ocean Stewardship: in Support of the Blue Economy, no âmbito do tema da Educação Científica para a Sustentabilidade dos Oceanos - CIIMAR, Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental, Universidade do Porto.

Projeto para 2020/2021

Tema anual: Comemoração dos 500 anos da Circum-Navegação de Fernão de Magalhães

o   ação de Formação para professores “Comemorar o Mar em Geografia e História” para organização de projetos sobre o mar;

o   participação na Rede de Escolas Magalhânicas (REM) https://bemposta-unesco.webnode.pt/rede-de-escolas-magalhanicas/ -  o Agrupamento está inscrito neste projeto da DGE para 3 anos letivos; Rede de Escolas Magalhânicas da UNESCO – vai continuar a ser desenvolvida parceria com:

§  colégio Clip - The Oporto Internacional School – projeto eTwinning “Blue School – Escola Azul”.

§  AE Soares de Bastos em Oliveira de Azeméis -  troca de divulgação de atividades - https://soaresbastodesign.weebly.com/portimatildeo--magalhacircncias.html.

ü  trabalhos desenvolvidos por alunos do 9º ano na disciplina de Geografia sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) no inicio do 2º período;

ü  ações de remoção de plantas exóticas (chorão) na Ria de Alvor, no âmbito da comemoração do Dia Mundial das Zonas Húmidas (convenção Ramsar), em conjunto com a Divisão de Ambiente da Câmara Municipal de Portimão, a desenvolver ao longo da 1ª semana de fevereiro;

ü  atividade solidária e sustentável “Bemposta em Movimento” a desenvolver ao longo do ano;

ü  atividades culturais no âmbito do Projeto Cultural de Escolas – Plano Nacional das Artes;

ü  atividades conjuntas com as Bibliotecas Escolares com turmas do 1º ciclo, tais como o projeto “Rato de Biblioteca” – fauna marinha, e a continuação da implementação por turmas do 1º ciclo das propostas “Livros que nos fazem crescer da Cátedra UNESCO em Biodiversidade e Conservação para o Desenvolvimento Sustentável da Universidade de Coimbra que pretende dar a conhecer (em conjunto com o Centre for Functional Ecology) os ODS; continuação também do trabalho desenvolvido com o livro “O Dia em que o Mar Desapareceu” de José Fanha, com dinamização de sessões em todas as turmas do 1º ano do Agrupamento e posterior participação na atividade de limpeza e monitorização de praias “Os Suspeitos do Costume” orientada por alunos do 7º ano e desenvolvida em parceria com a Divisão de Ambiente da Câmara Municipal de Portimão, no âmbito da disciplina de Cidadania e Desenvolvimento e para comemorar o Dia Mundial do Ambiente, no inicio de junho;

 

ü  associação à Cátedra UNESCO da Universidade do Porto para desenvolvimento do ensino científico para o oceano no 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico, quando a mesma estiver a funcionar - BluExpert - Science Education of Children for Ocean Stewardship: in Support of the Blue Economy, no âmbito do tema da Educação Científica para a Sustentabilidade dos Oceanos - CIIMAR, Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental, Universidade do Porto.

 

 

ODS no 1º ciclo:

Projeto Trash Hack com participação da professora coordenadora e de 2 alunas no Webinar Celebrate your Trash Hacks: Webinar for sharing, inspiring and calling for change – YouTube (a participação do nosso Agrupamento está entre os minutos 41:00 e 49:00); a divulgação deste projeto alargou-se para além do nosso Agrupamento, para outras escolas do concelho de Portimão e para um conjunto de escolas UNESCO com que geminámos – toda a informação/atividades em https://sites.google.com/aebemposta.com/ecodelegados-aebemposta/trash-hack?authuser=0

 

Envio dos videos dos alunos Martim Freire e Maria Sá Rodrigues para a iniciativa

#LearningNeverStops - One year ago

en.unesco.org/covid19/educationresponse/learningneverstops

Martim: https://photos.app.goo.gl/naXPNSfe9BC5ENFr9

Maria: youtu.be/IqhhOeN2LVU

 

Década das Nações Unidas das Ciências do Oceano para o Desenvolvimento Sustentável

Para nos associarmos a esta Década, juntámos os diversos projetos que temos desenvolvido, envolvendo todos os alunos do Agrupamento, e vamos iniciar em 2021/2022 uma campanha de sensibilização para a Sustentabilidade da Ria de Alvor.

Candidaturas aos prémios Gandhi - DGE, IV Edição do Prémio de Educação em Direitos Humanos Óscar Arnulfo Romero (Organização de Estados Ibero-Americanos), Education for International Understanding (EIU) and Global Citizenship Education (GCED) Best Practices 2021 (Centro de Categoria 2 da UNESCO Ásia Pacifico para a Educação e o Entendimento Global).

 

2021/2022

Presença na reunião regional em Olhão, 10 de dezembro

Projeto “Livros que nos fazem crescer”
Obras trabalhadas na EB1 José Sobral, com as turmas inscritas – 1º ano, 3º ano e 4º ano (uma de cada ano), a que se
foram juntando a turma do 2º ano e a outra do 1º ano
- “Aqui estamos nós”- Apontamentos para viver no Planeta Terra. (todos)
- “O frigorífico da Magui”(com o 1º ano)
- “O lápis mágico de Malala”(todos)
- “Mulheres fantásticas que mudaram o Mundo” (com o 3º e 4º ano)
- “Ciclo da água” (com o 2º ano)
-“ A fábrica de chocolate do Sr. Coelho”
- “Rosa Meira, engenheira” (com o 1º ano)
- “A última paragem” (com o 3º e 4º ano)
- “O grande livro dos Oceanos” (com o 3º e 4º ano)
- “O dia em que o mar desapareceu”(1º e 3º ano)
- “A água e a águia” (com o 4º ano)
Trabalhamos ainda o livro “Vamos Ajudar a Terra” (de Julian Lennon, Edições ASA, 2018) com as turmas de 1º e 3º
ano.
Em todas as sessões foram debatidos os temas inerentes aos objectivos. Os alunos de 3º e 4º ano realizaram
pesquisas nos tablets.
Esta obra é uma sugestão para acrescentar no objetivo 15, Proteger a vida terrestre.