Pesquisar no site


Contactos

Bemposta Unesco

E-mail: projetos@aebemposta.com

Conferência Europeia das Humanidades

05-05-2021 11:22

Entre os dias 5 e 7 de maio de 2021, terá lugar na Fundação Calouste Gulbenkian, a Conferência Europeia das Humanidades, coorganizada pelo Conselho Internacional de Filosofia e Ciências Humanas (CIPSH), UNESCO e FCT.

Quatro temas específicos articulam a reflexão transversal  sobre a importância das Ciências Humanas na sociedade: 1. Dinâmica multidisciplinar como estratégias de Educação e I&D para a resolução de problemas significativos 2. Património, mobilidade e identidades 3. Influência e impacto das Humanidades na sociedade 4. As ciências Humanas no século XXI.

A Conferência terá também relevância para outras Agendas Temáticas, como as Alterações Climáticas; Arquitetura Portuguesa; Ciência Urbana e Cidades para o Futuro, Mar; Saúde; Investigação Clínica e Tradução; Sistemas Cibe físicos e Formas Avançadas de Computação e Comunicação, Trabalho, Robótica e Qualificação do Emprego em Portugal e Turismo.

Esta Conferência, aprovará Recomendações no âmbito de políticas públicas e atuação de diversas entidades, e serão fruto de uma co construção aberta através de fóruns de participação on line e debates.

A Comissão Nacional da UNESCO e Mação, cidade de aprendizagem da UNESCO, encontram-se a coorganizar um evento participativo, inserido nesta Conferência Europeia, intitulado,  "Conhecimento em rede: para além da pandemia". Este evento, será inspirado no âmbito de 2021 Ano Internacional da Paz e da Confiança.

 

As escolas da rede UNESCO têm a possibilidade de participar em evento preparatório no âmbito da Conferência Europeia das Humanidades, que terá lugar entre 5 e 7 de maio de 2021. São convidadas a refletir e a participar nos fóruns on line, com a elaboração de contributos para os debates, até 30 de abril de 2021, inscrevendo-se através do link https://www.europeanhumanities2021.ipt.pt/

As contribuições colocadas nos fóruns devem ser igualmente enviadas para a CNU como evidência das contribuições específicas das redes UNESCO para a Conferência Europeia das Humanidades.