Pesquisar no site


Contactos

Bemposta Unesco

E-mail: projetos@aebemposta.com

III Encontro Intercalar da rede das escolas associadas da UNESCO

24-01-2018 08:24

O Agrupamento de Escolas da Bemposta esteve representado pelas professoras Ana Patrícia Fernandes e Sandra Mendes:

 

Na sequência da realização do 16º Encontro Nacional da Rede das escolas associadas da UNESCO, que teve lugar no Auditório do Palácio dos Marqueses da Praia e Monforte, Loures, dias 22 e 23 de abril de 2017, e após o envio  à Rede de escolas, das conclusões dos Grupos de Trabalho, foram também apresentadas à Coordenação Nacional, pelas escolas participantes, propostas de atividades para  o próximo ano letivo, nomeadamente, a realização de reuniões intercalares em diferentes áreas geográficas do país.

Estas reuniões, teriam como objetivo aproximar as escolas, trocar experiências, debater temas estratégicos da UNESCO, preparar o próximo Encontro Nacional, em 2018, e estabelecer por parte da Coordenação Nacional, um acompanhamento mais próximo dos projetos que as escolas se encontram a desenvolver.

Deste modo, a CNU preparou para o ano letivo de 2017/2018 reuniões intercalares em áreas geográficas com uma maior densidade de escolas associadas  e também de fácil acesso a transportes públicos: Lisboa  (15 de novembro) / Porto (6 de dezembro) e Faro (24 de janeiro).

As escolas provenientes da área geográfica de Faro participaram no III  Encontro intercalar que teve lugar no Agrupamento de Escolas Pinheiro e Rosa, em Faro, a partir das 12h00.

ordem de trabalhos foi constituída pelos seguintes pontos: 

  • Base de dados das escolas associadas da UNESCO – Plataforma OTA
  • Envolvimento das escolas associadas na Agenda 2030, nomeadamente os ODS 4 e 13
  • Preparação do 17º Encontro  da Rede Nacional das escolas associadas da UNESCO, Porto, abril de 2018

o   Grupos de Trabalho; exposição de trabalhos dos alunos; comunicações das escolas; (…)

  • Celebração da Semana Internacional da Educação Artística da UNESCO, 21/26 de maio de 2018
  • Preparação do projeto comum à Rede das escolas associadas da UNESCO da CPLP sobre o tema Educação para a Cidadania Global e a Agenda 2030, nas áreas do património material, imaterial e subaquático; literacia do oceano , paz e direitos humanos
  • Comunicações das escolas participantes neste Encontro intercalar
  • Outros

o   Estratégia para as Comemorações da Rota Magalhânica – rede de escolas Magalhânicas