Pesquisar no site


Contactos

Bemposta Unesco

E-mail: projetos@aebemposta.com

Qualificação de duas escolas do Agrupamento da Bemposta no concurso

05-05-2016 18:31

As escolas EBS da Bemposta e EB 2,3 D. João II de Alvor ficaram qualificadas para a 2ª fase do Concurso "Escolas Solidárias Fundação EDP"


Imagens Mail 1000x250-04.png


Ações de Intervenção


Pobreza / Fome - Apoio a familias carenciadas

Educação / Literacia - Visita a lares e infantários; participação em concursos

População Sénior - Visita a lares

Sustentabilidade ambiental - Desenvolvimento de projetos; participação em concursos

Parceria global para o Desenvolvimento Humano - parcerias com entidades locais e regionais


ATIVIDADES DO ECO-ESCOLAS:


Eco-delegados

  1. Entidades promotoras: Agrupamento de Escolas da Bemposta

  2. Objetivo: tornar os alunos participantes ativos nos processos de decisão e promover a tomada de consciência da importância do ambiente no dia-a-dia da sua vida pessoal, familiar e comunitária.

  3. Professoras responsável: Ana Mariano

  4. Foi criada a figura de Eco-delegado tendo sido realizada a sua eleição nas turmas da EBS da Bemposta; reúnem (só comparecem alguns) todas as semanas com a coordenadora do projeto eco-escolas; passaram a constar do Regulamento Interno:

1. São competências do eco-delegado de turma:

      a)  Ser porta-voz dos alunos da turma, representando a mesma; 


      b)  Dar a conhecer 
problemas que afetem a escola, nomeadamente no que se refere ao ambiente e colaborar com o coordenador do projeto Eco-escolas na resolução dos mesmos; 


      c)  Transmitir à turma informações referentes aos trabalhos desenvolvidos no âmbito do projeto Eco-escolas e incentivar a turma a participar nos mesmos; 


      d)  Sensibilizar a turma para a adoção de hábitos que promovam a sustentabilidade; 


      e)  Colaborar na separação correta dos resíduos.



Pestana Eco-Kids

  1. Entidades promotoras: Pestana Delfim + Agrupamento de Escolas da Bemposta.

  2. Objetivo: Surge no âmbito do projeto Eco-Escolas, programa vocacionado para a educação ambiental, para a sustentabilidade e para a cidadania. A participação ao concurso Pestana Eco-Kids tem duas vertentes - reutilização de materiais (ARTE NO JARDIM) e sensibilização para a separação de resíduos (HOTEL VERDE).

  3. Participaram alunos do 5ºE, 8ºB, 10ºA, 10ºB

  4. Professoras orientadoras dos trabalhos dos alunos: Sandra Mendes e Ana Mariano

  5. Foram criados cartazes, folhetos, vídeos e esculturas


Alimentação saudável e sustentável

  1. Entidades promotoras: Eco-escolas

  2. Objetivo: Motivar as crianças, jovens, professores e família para um maior conhecimento acerca das questões que se relacionam com a alimentação saudável e sustentável por forma a que estes estejam receptivos à introdução de mudanças de hábitos no dia-a-dia.

  3. Participaram alunos do 10ºA

  4. Professoras que orientaram os trabalhos dos alunos: Sandra Mendes

  5. Criadas as propostas de ementas sazonais (1 de verão e 1 de inverno) saudáveis e sustentáveis com os respetivos valores nutricionais (os alunos foram selecionados para a fase regional).


Feira Hora da Troca

  1. Entidades promotoras: Algar + EBS da Bemposta

  2. Objetivo: Ajudar a reduzir a produção de resíduos. Promover a reutilização.

  3. Participaram alunos da EBS da Bemposta

  4. Professora organizadora: Ana Mariano

  5. Os alunos trouxeram objetos (tendo recebido uma senha pelos mesmos); no dia 25 de novembro realizou-se a "feira da troca"; os alunos podiam trocar as suas senhas por objetos à sua escolha


Vamos dar Vida aos Resíduos

  1. Entidades promotoras: Algar

  2. Objetivo: Sensibilizar a comunidade educativa para a importância da separação correta e valorização dos diferentes resíduos recicláveis alterando hábitos e mentalidades.

  3. Participaram alunos da EBS da Bemposta

  4. Professoras envolvidas: Ana Mariano + Fabiana Nunes

  5. Ação de divulgação promovida pela algar (para eco-delegados); ação de divulgação nas turmas (dada pelos eco-delegados); vistoria da escola para detetar as necessidades a nível de recolha seletiva; criação de recipientes para recolha seletiva; colocação em todos os espaços da escola de eco-bags e garrafas para tampinhas; elaboração de cartazes informativos e distribuição dos mesmos pelos espaços da escola


Dia da Terra

  1. Entidades promotoras: EBS da Bemposta (programa Eco-escolas e Biblioteca)

  2. Objetivo: consciencializar a comunidade educativa para a importância e a necessidade de conservar os recursos naturais do planeta e defender a harmonia entre todos os seres vivos

  3. Participaram os eco-delegados presentes nas reuniões semanais com a coordenadora do programa eco-escolas

  4. Professoras envolvidas: Ana Mariano + Fernanda Santos + Maria Paula Alves + Ana Balancho

  5. Exposição na biblioteca; criação de passatempos (A Terra e as Artes: pontos de vista de pintores e escritores +  À descoberta da Terra nos livros); criação de questionário para ser explorado nas aulas de cidadania, seguido de debate e formalização dum compromisso para com o planeta (pequenas ações a adotar pelos alunos da turma), a inscrever em poster existente na exposição


Roupas usadas não estão acabadas

  1. Entidades promotoras: parceria entre a H. SARAH - Trading, Lda. e o Programa Eco-Escolas

  2. Objetivo: (in)formar as crianças e jovens e, através deles, a população em geral acerca da importância do adequado encaminhamento de roupa e ainda, calçado, brinquedos e material escolar para reutilização e reciclagem; promover a reutilização de objetos fora de uso; proporcionar à comunidade, através da Eco-Escola, um ponto de deposição seletiva de roupa, calçado e brinquedos; contribuir para o correto reencaminhamento dos materiais, segundo a hierarquia dos resíduos;

  3. promover a interação entre a escola, a comunidade e instituições de solidariedade social.

  4. Criar com estilo ' um saco para compras- Participaram os eco-delegados presentes nas reuniões semanais com a coordenadora do programa eco-escolas + Recolha com estilo ' recolha de roupas calçado e brinquedos - toda a comunidade educativa

  5. Professoras envolvidas: Ana Mariano

  6. Colocação do equipamento de recolha na escola; identificação da associação/IPSS da sua área de residência para usufruir de apoio por parte da H SARAH Trading.; Desenho do saco de compras; criação dos sacos com os tecidos enviados; seleção do saco a enviar a concurso


Projeto tampinhas

  1. Entidades promotoras: SAAF

  2. Objetivo: Sensibilizar a comunidade educativa para a importância da separação correta e valorização dos diferentes resíduos recicláveis alterando hábitos e mentalidades.

  3. Participaram os eco-delegados presentes nas sessões semanais de trabalho

  4. Professoras envolvidas: Fabiana Nunes

  5. Criação de recipientes para tampinhas (reutilizando embalagens) e distribuição dos mesmos pelos espaços escolares; elaboração de cartazes informativos e divulgação do projeto; com o dinheiro realizado com as tampas recolhidas aquisição de equipamentos para ajudar pessoas (desde 2013 foram ajudadas as seguintes pessoas Tiago Fernandes - cadeira de rodas; Melissa e Márcia Catarino - calçado ortopédico; Gabriel - cadeira de rodas; Leonor Vargem - aparelho auditivo; Ricardo Monteiro - cadeira de rodas; Eduardo Paixão - cadeira de rodas)


Geração depositrão

  1. Entidades promotoras: Eco-escolas

  2. Objetivo: Visa (in)formar as crianças e jovens e através deles a população em geral, acerca da importância do adequado encaminhamento dos Resíduos de Equipamentos Elétricos e Eletrónicos (REEE), pilhas e acumuladores.

  3. Participaram os alunos do 10º e a comunidade educativa

  4. Professoras envolvidas: Ana Mariano

  5. Atividades de sensibilização para a deposição correta dos REEE e pilhas em fim de vida ; criação de uma foto criativa com o Depositrão, alusiva à reciclagem de REEE e pilhas


Nós pelo Lince e o Lince por Nós

  1. Entidades promotoras: Eco-escolas

  2. Objetivo: Realização de trabalhos que destaquem essencialmente a função do lince-ibérico nos ecossistemas mediterrânicos, do qual decorre o seu valor natural - atividades económicas para as pessoas que habitam nesses territórios

  3. Participaram os alunos do 11º ano

  4. Professoras envolvidas: Sandra Mendes

  5. Atividades: campanha de sensibilização à comunidade educativa com distribuição de cartazes pela escola, elaboração de entrevistas e criação de vídeos


DECOJovem - sessões informativas

  1. Entidades promotoras: DECOJovem

  2. Objetivo: sensibilização dos jovens consumidores em prol da utilização da Internet em segurança; alertar para assuntos relacionados como os direitos digitais, as regras de segurança e de privacidade online; aprender o que são direitos de autor e como os respeitar; alertar para os cuidados a ter com publicidade e nas redes sociais; perceber o que são downloads ilegais; sensibilização dos jovens consumidores em prol da prevenção dos resíduos desde o ato da compra;

  3. Participaram os alunos do 6ºB, 7ºA, 7ºB, 7ºC, 8ºB; 8ºC; 8ºF, 8ºE, 9ºA, 9ºB, 9ºC, 9ºD, 9ºE

  4. Professoras envolvidas: Ana Mariano + Ana Sousa + professores acompanhantes das turmas

  5. Atividades: sessões informativas em Faro (8ºB e 8ºC) e na escola (restantes turmas) - Net.TALKS: Pensas que tudo o que vem à rede é fixe?; Consumer.TALKS: Compras Inteligentes; Consumer.TALKS: Gestos Simples para um consumo sustentável