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Dia internacional contra a Violência e o Bullying na escola, incluindo o Cyberbullying

04-11-2021 17:50

Informação sobre esta celebração que este ano terá como tema “Enfrentando o Cyberbullying e outras formas de violência online, envolvendo crianças e jovens”

 

https://antibullyingcentre.ie/4th-of-november-international-day-against-violence-and-bullying-at-school-including-cyberbullying/

 

Mensagem de Audrey Azoulay, Diretora-Geral da UNESCO,

por ocasião do

Dia Internacional contra a Violência e o Bullying na Escola, incluindo o Cyberbullying

4 de novembro de 2021

 

Em novembro de 2019, os Estados Membro da UNESCO decidiram, por unanimidade,

proclamar a primeira quinta-feira do mês de novembro como Dia Internacional contra a

Violência e o Bullying na Escola, incluindo o Cyberbullying. Assim, nesta quinta-feira, 4 de

novembro de 2021, celebramos a segunda edição deste dia tão importante, subordinado ao

tema "Lutar contra o Cyberbullying e outras formas de violência online que afetam as crianças

e os jovens".

Com efeito, as crianças e os jovens passam cada vez mais tempo online, e a pandemia de

COVID-19 exacerbou esta tendência. Em alguns países, o tempo que as crianças passam em

frente ao ecrã duplicou, entre maio de 2019 e maio de 2020. Embora o acesso à Internet

ofereça oportunidades de interação social e de aprendizagem, também expõe as crianças e os

jovens ao risco de violência online. Em todo o mundo, 84% dos pais dizem estar preocupados

com a segurança dos seus filhos online.

Apesar dos dados mundiais serem limitados, as evidências demonstram que o cyberbullying e

outras formas de violência psicológica online dispararam durante a pandemia. Na Europa, 44%

das crianças que foram vítimas de cyberbullying antes da COVID-19 afirmaram que esta

situação se tinha intensificado durante o confinamento.

A violência online tem repercussões negativas no rendimento escolar e na saúde mental dos

alunos. Em França, os estudantes afetados pelo cyberbullying têm três vezes mais

probabilidades de faltar às aulas. Além disso, as vítimas de cyberbullying e de outras formas de

violência são, em geral, também alvo de violência física.

Embora esta violência não se limite aos estabelecimentos de ensino, o sistema educativo tem

um papel crucial a desempenhar ao ensinar os alunos a navegar em segurança no espaço

digital.

A educação formal deve proporcionar às crianças e aos jovens determinados conhecimentos e

competências: como comporta-se online com civismo, desenvolver mecanismos de defesa,

identificar e denunciar a violência online e, mais importante ainda, como se proteger a si

próprio e aos outros das diferentes formas de cyberbullying, quer sejam perpetradas por

colegas ou por adultos.

Este Dia é um apelo, não só a todos os membros da comunidade educativa - alunos, pais e

professores, mas também às autoridades educativas e setores como a indústria tecnológica,

para contribuirmos para a promoção do civismo digital e a prevenção da violência online,

garantindo assim a segurança e o bem-estar das crianças e jovens de todo o mundo.

Mensagem de Audrey Azoulay, Diretora-Geral da UNESCO,
 
por ocasião do
 
Dia Internacional contra a Violência e o Bullying na Escola, incluindo o Cyberbullying
 
4 de novembro de 2021
 
Em novembro de 2019, os Estados Membro da UNESCO decidiram, por unanimidade,
proclamar a primeira quinta-feira do mês de novembro como Dia Internacional contra a
Violência e o Bullying na Escola, incluindo o Cyberbullying. Assim, nesta quinta-feira, 4 de
novembro de 2021, celebramos a segunda edição deste dia tão importante, subordinado ao
tema "Lutar contra o Cyberbullying e outras formas de violência online que afetam as crianças
e os jovens".
Com efeito, as crianças e os jovens passam cada vez mais tempo online, e a pandemia de
COVID-19 exacerbou esta tendência. Em alguns países, o tempo que as crianças passam em
frente ao ecrã duplicou, entre maio de 2019 e maio de 2020. Embora o acesso à Internet
ofereça oportunidades de interação social e de aprendizagem, também expõe as crianças e os
jovens ao risco de violência online. Em todo o mundo, 84% dos pais dizem estar preocupados
com a segurança dos seus filhos online.
Apesar dos dados mundiais serem limitados, as evidências demonstram que o cyberbullying e
outras formas de violência psicológica online dispararam durante a pandemia. Na Europa, 44%
das crianças que foram vítimas de cyberbullying antes da COVID-19 afirmaram que esta
situação se tinha intensificado durante o confinamento.
A violência online tem repercussões negativas no rendimento escolar e na saúde mental dos
alunos. Em França, os estudantes afetados pelo cyberbullying têm três vezes mais
probabilidades de faltar às aulas. Além disso, as vítimas de cyberbullying e de outras formas de
violência são, em geral, também alvo de violência física.
Embora esta violência não se limite aos estabelecimentos de ensino, o sistema educativo tem
um papel crucial a desempenhar ao ensinar os alunos a navegar em segurança no espaço
digital.
A educação formal deve proporcionar às crianças e aos jovens determinados conhecimentos e
competências: como comporta-se online com civismo, desenvolver mecanismos de defesa,
identificar e denunciar a violência online e, mais importante ainda, como se proteger a si
próprio e aos outros das diferentes formas de cyberbullying, quer sejam perpetradas por
colegas ou por adultos.
Este Dia é um apelo, não só a todos os membros da comunidade educativa - alunos, pais e
professores, mas também às autoridades educativas e setores como a indústria tecnológica,
para contribuirmos para a promoção do civismo digital e a prevenção da violência online,
garantindo assim a segurança e o bem-estar das crianças e jovens de todo o mundo.