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Projeto

 

 

Tema de estudo do Agrupamento de Escolas da Bemposta como Escola Associada da UNESCO:   1. A Rede de Escolas Associadas da UNESCO e as prioridades da UNESCO - projetos que expliquem o funcionamento da ONU e da UNESCO/ As preocupações mundiais e o papel das Nações Unidas

TÍTULO DO PROJETO: Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

DESCRIÇÃO DO PROJETO:  Realização de trabalhos de pesquisa pelos alunos do 9º ano sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e desenvolvimento de atividades para a comunidade educativa e/ou local relacionadas com um ou vários ODS. Este projeto será para toda a comunidade educativa, numa perspetiva de futuro, em que a análise dos ODS permite o lançamento de ideias, críticas, opiniões e cruzamento de realidades.

Para mais informações sobre os ODS, consultar a página do UNRIC- Centro Regional de Informação das Nações Unidas:

https://www.unric.org/pt/objetivos-de-desenvolvimento-sustentavel


 

 

ATIVIDADES A REALIZAR:         
Trabalhos de pesquisa em grupo (ou individuais), desenvolvidos anualmente no âmbito da disciplina de Geografia e  realizados em formato digital, por todos os alunos do 9º ano, com o objetivo de analisar um dos ODS (escolhido pelo grupo) e a sua evolução, bem como de apresentar medidas tomadas para alcançar esse Objetivo e propostas para o futuro;  Atividades para a comunidade local.

INTEGRAÇÃO NO PLANEAMENTO CURRICULAR/ OBJETIVOS GERAIS:  A educação básica, através das várias  experiências educativas que devem ser oferecidos aos estudantes durante todo o processo de educação, permite que as crianças e adolescentes obtenham um conhecimento sistematizado do seu próprio país, dos outros e do mundo, e desempenhem um papel fundamental na formação e informação os futuros cidadãos sobre a Europa e do mundo, enquanto sistemas compostos de vários fatos que interagem uns com os outros e mudam constantemente.

OBJETIVOS ESPECIFICOS: Compreender e colocar em prática soluções que procuram atenuar os contrastes de desenvolvimento; explicar a importância dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e os constrangimentos à sua aplicação.

METODOLOGIA: O trabalho de pesquisa permite substituir uma lógica de conteúdos por uma lógica de mobilização dos interesses dos alunos, trabalhando simultaneamente conhecimentos e competências sociais. O desenvolvimento deste trabalho em grupo implica uma relação pedagógica cooperativa e a colaboração entre pares, tal como a mobilização para a ação que se pretende implementar, através do desenvolvimento de atividades de solidariedade e voluntariado.

 

A evolução do projeto

O nosso Agrupamento de Escolas da Bemposta, faz parte da Rede de Escolas associadas desde 2014 e dentro dessa parceria propôs-se a prosseguir os princípios e ideais instituídos pela UNESCO, vocacionados para a Educação, a paz, os Direitos humanos, entre outros. O tema de estudo proposto para o nosso Agrupamento foi A Rede de Escolas Associadas da UNESCO e as prioridades da UNESCO - projetos que expliquem o funcionamento da ONU e da UNESCO.

Após 2 anos em que o projeto se concentrou no trabalho desenvolvido com alunos do 9º ano na disciplina de Geografia sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e na atividade solidária e sustentável “Bemposta em Movimento”, a partir do ano letivo de 2016/2017 iniciou-se o alargamento do projeto também com sessões em todas as turmas do 4º ano do Agrupamento. Estas sessões nas escolas do 1º ciclo foram realizadas com o apoio da Biblioteca Escolar pela professora coordenadora do projeto (Sandra Mendes) e pela professora de Geografia Ana Patrícia Fernandes, e para além de abordarem a UNESCO e o seu funcionamento tiveram como tema o património mundial e focalizaram-se no exemplo do património mundial de Guimarães (de onde é natural a professora Ana Patrícia Fernandes), fazendo uma viagem por esta cidade a partir do livro “Voar em Guimarães” (recomendado pelo Plano Nacional de Leitura para crianças com idades compreendidas entre os 9 e os 11 anos, leitura mediana).

Para além destas atividades iniciou-se em 2016 um intercâmbio de troca de cartas entre a Escola Básica e Secundária da Bemposta e o Colégio Objetivo, em Rio Claro – São Paulo, Brasil e contatos com a Escola Secundária de Angolares em São Tomé e Príncipe. Este intercâmbio foi inserido, em 2018, num projeto eTwinning com uma escola de Espanha e outra da Turquia. Neste intercâmbio foi abordado o património, no âmbito do Ano Europeu do Património Cultural em 2018 e serão abordados no ano letivo de 2018/2019 a Comemoração dos 500 anos da Circum-Navegação de Fernão de Magalhães e o Ano Internacional das Línguas Indígenas em 2019.

Em 2018 o Agrupamento associou-se a uma Cátedra UNESCO da Universidade do Porto para desenvolvimento do ensino científico para o oceano no 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico, que terá inicio em 2019.

Ao longo destes 4 anos a coordenadora do projeto participou num Encontro Nacional da rede em Coimbra e num Encontro Regional em Faro.

 

Projeto para 2018/2019

Neste ano letivo continuarão as atividades acima descritas (trabalhos sobre os ODS, “Bemposta em Movimento”, sessões no 4º ano, intercâmbio de cartas/eTwinning), irá haver a participação de duas docentes no Encontro Regional de Loulé e haverá turmas do 1º ciclo a implementar propostas da Cátedra UNESCO em Biodiversidade e Conservação para o Desenvolvimento Sustentável da Universidade de Coimbra que pretende dar a conhecer (em conjunto com o Centre for Functional Ecology) os ODS.

Haverá um tema de estudo que este ano aborda o património cultural imaterial da UNESCO e intitula-se “À Descoberta da Dieta Mediterrânica”:

Descobrir os trabalhos feitos sobre o Mediterrâneo, esse rico mosaico evolutivo e dinâmico, social, cultural, económico, que se expande para além das suas fronteiras e que até hoje vê preservada a sua originalidade de modo de vida, de costumes, ofícios, lendas, festividades, arquitectura, hábitos de vida ao ar livre e convívio à roda da mesa, com os produtos regionais ricos em aromas e sabores, reconhecidos pela sua excelência pela OMS. Trata-se de um modelo de vida saudável e sustentável, que após candidatura com mais parceiros, se tornou Património Cultural Imaterial da Humanidade.

As atividades

Ao longo do ano letivo serão várias as actividades, festividades, Encontros, Concursos que terão por base descobrir (aprender) a Dieta Mediterrânica e homenageá-la bem como às suas gentes, paisagens, saberes, usos e costumes.

- 16 outubro, Dia da Alimentação - concurso de receitas (pais e filhos) para todos os alunos do Agrupamento ( Prémio : cabaz degustativo - nozes, azeite, biscoitos alfarroba, licor, sal marinho… em cesta de palma);

- novembro - apresentação da temática às turma do 4º ano das EB1 do Agrupamento

https://padlet.com/margaridas_silvestres/oue45v5i2l1u

- 24 de outubro: Visita de Estudo a Tavira e Cacela velha – À descoberta da Dieta mediterrânica, dos usos e costumes ao longo dos tempos, com as turmas dos 7º A e B da EB 2,3 D. João II de Alvor;

- 31 de janeiro – Homenagem à Dieta Mediterrânica, às pessoas, usos e costumes ao longo dos tempos. 

  • Palestra Auditório (Painel de convidados: universidade do Algarve, CMT, pesca/agricultura e saúde)
  • Showcooking
  • Artesãos (Sal, azeite, pão, empreita,
  • Exposição de trabalhos dos alunos no hall- Mini platibandas.

 

- Alguma Bibliografia alusiva

Uma Mão Cheia De Plantas Que CuramDieta MediterrânicaPlantas e Produtos Vegetais em FitoterapiaPlantas Aromáticas na AlimentaçãoE-Books https://www.apn.org.pt/documentos/ebooks/Ebook_Dieta_Mediterranica.pdf