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Dia Internacional da Educação

24-01-2020 16:45

Mensagem de Audrey Azoulay, Diretora-Geral da UNESCO, 

por ocasião do

Dia Internacional da Educação

 

24 de janeiro de 2020

 

Neste dia Internacional, celebramos o poder considerável da educação para agir em favor dos

“4 P” dos quais depende o nosso futuro: agir para as pessoas, para a prosperidade, para o

planeta e para a paz.

Este dia representa assim uma oportunidade para recordarmos que a educação é um recurso

valioso para a humanidade; mas é também um recurso demasiado escasso para milhões de

pessoas em todo o mundo.

A crise mundial da aprendizagem, que os dados do Instituto de Estatística da UNESCO

confirmaram, deve ser um motivo de preocupação maior. De facto, uma crise da

aprendizagem é também uma crise para a prosperidade, para o planeta, para a paz e para as

pessoas, pois a educação é a chave de todos os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

A UNESCO, que desempenha um papel de coordenação da ação da comunidade internacional

para alcançar o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável número 4 “Uma educação de

qualidade para todos”, tem uma responsabilidade acrescida nesta matéria. Por este motivo,

estamos a agir em prol de cada um destes “4P”.

A nossa Organização age, em primeiro lugar, em favor das pessoas, fazendo da educação um

instrumento de inclusão e, portanto, de emancipação.

As grandes campanhas de alfabetização, que construíram a história da UNESCO, e que

continuam a contruí-la hoje, permitiram a abertura de um mundo de oportunidades para

milhões de mulheres e de homens. Atualmente, realizar é também para libertar o potencial de

todas as pessoas que a UNESCO está a trabalhar para promover a mobilidade dos estudantes,

mediante a aprovação, aquando da 40ª reunião da Conferência Geral, da primeira Convenção

Mundial sobre o Reconhecimento das Qualificações relativas ao Ensino Superior.

Agir em favor da educação também significa agir em favor da prosperidade, pois a educação é

o melhor investimento para o futuro. A educação é o instrumento mais eficaz, a médio e longo

prazo, para reduzir a pobreza e a desigualdade e potenciar a inclusão social. Assim, a UNESCO

promove, em particular a educação das meninas e das mulheres, através da iniciativa “A sua

Educação, o nosso futuro”.

 

A educação também fornece respostas decisivas para um planeta ameaçado pelas alterações

climáticas, com consequências cada vez mais notórias. Só a educação tem o poder de

modificar de uma forma sustentável os comportamentos nas nossas sociedades, como exige o

desafio do aquecimento global. Esta é a razão pela qual a UNESCO convocou todos os seus

Estados Membros para integrarem a educação ambiental nos seus currículos, desde o jardim

de infância até ao ensino universitário. Iremos partilhar o nosso conhecimento especializado

com os Estados de modo a alcançarmos este objetivo.

Por fim, a educação é a pedra angular da Paz. A educação é, de facto, uma abertura para o

outro, um caminho de inteligência que conduz à compreensão intercultural, à reconciliação, à

fraternidade. Este é o sentido da educação para a cidadania global promovida pela UNESCO.

Porque, agora mais do que nunca, necessitamos mobilizar-nos, por ocasião do Dia

internacional da Educação, a UNESCO apela à ação – ação pela educação. Responsáveis

políticos de alto nível ou cidadãos, Estados ou associações, professores e encarregados de

educação: todos os atores têm um papel a desempenhar, à sua escala, para que o direito à

educação seja uma realidade para todos. Esta é a nossa responsabilidade para com as gerações

futuras.

Mensagem de Audrey Azoulay, Diretora-Geral da UNESCO,
 
por ocasião do
Dia Internacional da Educação
 
24 de janeiro de 2020
 
Neste dia Internacional, celebramos o poder considerável da educação para agir em favor dos
“4 P” dos quais depende o nosso futuro: agir para as pessoas, para a prosperidade, para o
planeta e para a paz.
Este dia representa assim uma oportunidade para recordarmos que a educação é um recurso
valioso para a humanidade; mas é também um recurso demasiado escasso para milhões de
pessoas em todo o mundo.
A crise mundial da aprendizagem, que os dados do Instituto de Estatística da UNESCO
confirmaram, deve ser um motivo de preocupação maior. De facto, uma crise da
aprendizagem é também uma crise para a prosperidade, para o planeta, para a paz e para as
pessoas, pois a educação é a chave de todos os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.
A UNESCO, que desempenha um papel de coordenação da ação da comunidade internacional
para alcançar o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável número 4 “Uma educação de
qualidade para todos”, tem uma responsabilidade acrescida nesta matéria. Por este motivo,
estamos a agir em prol de cada um destes “4P”.
A nossa Organização age, em primeiro lugar, em favor das pessoas, fazendo da educação um
instrumento de inclusão e, portanto, de emancipação.
As grandes campanhas de alfabetização, que construíram a história da UNESCO, e que
continuam a contruí-la hoje, permitiram a abertura de um mundo de oportunidades para
milhões de mulheres e de homens. Atualmente, realizar é também para libertar o potencial de
todas as pessoas que a UNESCO está a trabalhar para promover a mobilidade dos estudantes,
mediante a aprovação, aquando da 40ª reunião da Conferência Geral, da primeira Convenção
Mundial sobre o Reconhecimento das Qualificações relativas ao Ensino Superior.
Agir em favor da educação também significa agir em favor da prosperidade, pois a educação é
o melhor investimento para o futuro. A educação é o instrumento mais eficaz, a médio e longo
prazo, para reduzir a pobreza e a desigualdade e potenciar a inclusão social. Assim, a UNESCO
promove, em particular a educação das meninas e das mulheres, através da iniciativa “A sua
Educação, o nosso futuro”.
 
A educação também fornece respostas decisivas para um planeta ameaçado pelas alterações
climáticas, com consequências cada vez mais notórias. Só a educação tem o poder de
modificar de uma forma sustentável os comportamentos nas nossas sociedades, como exige o
desafio do aquecimento global. Esta é a razão pela qual a UNESCO convocou todos os seus
Estados Membros para integrarem a educação ambiental nos seus currículos, desde o jardim
de infância até ao ensino universitário. Iremos partilhar o nosso conhecimento especializado
com os Estados de modo a alcançarmos este objetivo.
Por fim, a educação é a pedra angular da Paz. A educação é, de facto, uma abertura para o
outro, um caminho de inteligência que conduz à compreensão intercultural, à reconciliação, à
fraternidade. Este é o sentido da educação para a cidadania global promovida pela UNESCO.
Porque, agora mais do que nunca, necessitamos mobilizar-nos, por ocasião do Dia
internacional da Educação, a UNESCO apela à ação – ação pela educação. Responsáveis
políticos de alto nível ou cidadãos, Estados ou associações, professores e encarregados de
educação: todos os atores têm um papel a desempenhar, à sua escala, para que o direito à
educação seja uma realidade para todos. Esta é a nossa responsabilidade para com as gerações
futuras.