O Dia Internacional da Língua Materna é celebrado anualmente no dia 21 de fevereiro para promover a consciencialização sobre a diversidade linguística e cultural e o multilinguismo. A 22ª edição deste Dia é celebrada à medida que o mundo enfrenta a perturbação sem precedentes na educação causada pela COVID-19. A pandemia expôs aprofundou as desigualdades, a marginalização e a exclusão.
O tema do Dia Internacional da Língua Materna de 2021, "Fomentar o multilinguismo para a inclusão na educação e na sociedade", reconhece que as línguas e o multilinguismo podem promover a inclusão, e o foco dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável em não deixar ninguém para trás. A UNESCO acredita que a educação, baseada na primeira língua ou língua materna, deve começar desde os primeiros anos, uma vez que os cuidados e a educação na primeira infância são a base da aprendizagem.
Assim, a UNESCO convida todas as escolas à participação num webinar que abordará dois temas:
- Repensar a política e a prática inclusivas no ensino e na aprendizagem em contextos multilingues;
- Melhorar a inclusão através do multilinguismo, incluindo a linguagem gestual, na educação e cuidados na primeira infância.
O webinar visa:
- Reforçar a inclusão na educação através de políticas e práticas inclusivas no ensino e aprendizagem que integram o multilinguismo;
- Promover uma educação e cuidados abrangentes e inclusivos na primeira infância com todas as crianças que vivem e aprendem em conjunto, através do multilinguismo;
- Contribuir para o desenvolvimento e sustentação da sociedade inclusiva através do multilinguismo.
A celebração do Dia Internacional da Língua Materna 2021 da UNESCO, convida os decisores políticos, educadores e professores, pais e famílias a reforçarem o seu compromisso com a educação multilingues e a inclusão na educação para promover a recuperação da educação no contexto do COVID-19. Este esforço também contribui para o a Década Internacional das Nações Unidas de Línguas Indígenas (2022-2032), para a qual a UNESCO é a agência líder, e que coloca o multilinguismo no centro do desenvolvimento dos povos indígenas.
Registar no link:
https://events.unesco.org/
Fazemos votos de uma excelente participação!