Pesquisar no site


Contactos

Bemposta Unesco

E-mail: projetos@aebemposta.com

Dia Mundial da Diversidade Cultural para o Diálogo e o Desenvolvimento

21-05-2022 15:51

A Escola Secundária de Avelar Brotero (ESAB) é um mundo constituído por vários mundos. Com alunos/as e professores/as de dezoito países — Angola, Brasil, Espanha, China, França, Guiné-Bissau, Inglaterra, Irão, Iraque, Luxemburgo, Moçambique, Moldávia, Portugal, Rússia, São Tomé e Príncipe, Tunísia, Ucrânia, Venezuela — a ESAB é, necessariamente, uma escola inclusiva, que trabalha a diversidade cultural como fator de integração e de desenvolvimento pessoal e social. Com cerca de mil e quinhentos alunos e alunas, a ESAB é também plural em termos de diversidade sexual e de género.

Procuramos que não haja nenhum tipo de racismo, discriminação ou preconceito na comunidade escolar, pretendendo ser um exemplo para espaços sociais mais alargados. Orgulhamo-nos de sermos uma Escola promotora dos pilares da educação de Jacques Delors, neste caso, e especialmente, o quarto desses pilares – “Aprender a viver juntos”

Nesse sentido, preparámos, a propósito do Dia Mundial da Diversidade Cultural para o Diálogo e o Desenvolvimento, que se celebra a 21 de maio, uma semana de oficinas e debates, contando com a preciosa colaboração dos investigadores e das investigadoras do Centro de Estudos Sociais (CES) e da sua iniciativa «O CES Vai à Escola». Contamos ainda com a presença do Professor João Maria André  e de Maria João Pais no encerramento das atividades que decorrerá no dia 21 de maio de 2022, sábado, pelas 11:00, no Auditório, pois a escola estará aberta à comunidade escolar com a qual realizará um almoço multicultural para o qual teríamos todo o gosto em poder contar com a sua presença.

Como forma de culminar as atividades deste dia 21, faremos um pequeno passeio que começará na nossa escola e terminará junto da estátua dos Heróis do Ultramar.