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Dia Mundial do Professor

05-10-2019 18:15

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https://en.unesco.org/commemorations/worldteachersday

 

Mensagem conjunta de Audrey Azoulay, Diretora-Geral da UNESCO, Guy Ryder,

Diretor-Geral da Organização Internacional do Trabalho, Henrietta H. Fore,

Diretora-Geral da UNICEF, Achim Steiner, Administrador do PNUD e David

Edwards, Secretário-Geral da Internacional da Educação, por ocasião do

 

Dia Mundial do Professor

“Jovens professores: o futuro da profissão”

 

5 de outubro de 2019

 

"A arte suprema do professor consiste em despertar o entusiamo pela expressão

criativa e pelo conhecimento".

 

Hoje, seguindo a lição de Albert Einstein, celebramos a experiência, a energia e a

paixão dos professores, que são a pedra angular dos sistemas educativos do futuro.

 

Os professores desempenham também um papel central na regeneração da sua

própria profissão. Sem uma nova geração de professores motivados, milhões de

alunos serão privados, ou continuarão a ser privados, do seu direito a uma educação

de qualidade. Torna-se muito difícil atrair e reter talentos naquela que é uma profissão

mal paga e subvalorizada. As taxas de abandono escolar disparam a nível mundial,

em parte devido à precariedade do emprego e às escassas oportunidades de

desenvolvimento profissional contínuo. Além disso, faltam recursos para as crianças

com necessidades educativas especiais, com deficiência, refugiadas e alunos

multilingues.

Hoje, é urgente agir. Os números disponibilizados pelo Instituto de Estatísticas da

UNESCO (IEU) são preocupantes: o mundo precisa de cerca de 69 milhões de novos

professores para alcançar o estipulado pela Agenda 2030 para a Educação. As

desigualdades mundiais poderão agravar-se, tendo em conta que 70% dos países

subsaarianos enfrentam uma grave escassez de professores, percentagem que

ascende aos 90% no ensino secundário.

 

Estes problemas são ainda mais prementes nas zonas rurais e nas zonas afetadas por

crises nos países em desenvolvimento. Os professores, em particular as mulheres,

correm risco de isolamento e violência, o que provoca um fluxo de professores para

áreas urbanas, deixando as escolas rurais com falta de pessoal.

 

Para contrariar esta situação, o papel central dos professores no alcance dos

Objetivos de Desenvolvimento foi reforçado na Conferência Mundial sobre Educação

da UNESCO e no 11.º Fórum de Diálogo sobre políticas do Grupo Internacional sobre

docentes para a Educação 2030. Para tal, os sistemas educativos precisam de

reformular a forma com recrutam, formam, motivam e retêm as mentes mais brilhantes

para o ensino do século XXI.

 

Os media e as novas tecnologias devem ser instrumentalizados para elevar a

profissão docente e demonstrar a sua importância para os direitos humanos, para a

justiça social e para as alterações climáticas. Os governos devem também melhorar o

emprego e as condições de trabalho.

 

Esta questão é ainda mais urgente tendo em conta a escassez de jovens candidatos

para substituírem os 48,6 milhões de docentes que atingirão a idade da reforma na

próxima década.

 

Com o tema: "Jovens professores: o futuro da profissão", reconhecemos a extrema

importância de reafirmar o valor da missão dos professores. Instamos os governos a

fazerem do ensino uma profissão de primeira escolha para os jovens. Também

convidamos os sindicatos de professores, de empregadores do sector privado, de

diretores de escolas, as associações de pais e de professores, as estruturas de gestão

das escolas, os funcionários do setor da educação e os formadores de professores a

partilharem os seus conhecimentos e experiências com vista a promover o surgimento

de um corpo docente dinâmico.

 

Acima de tudo, celebramos o trabalho de professores dedicados no mundo inteiro para

que, todos os dias, continuem a envidar esforços de forma a garantir que "a educação

de qualidade, inclusiva e equitativa “e a promoção de "oportunidades de aprendizagem

ao longo da vida para todos" se tornem uma realidade universal.

Mensagem conjunta de Audrey Azoulay, Diretora-Geral da UNESCO, Guy Ryder,
Diretor-Geral da Organização Internacional do Trabalho, Henrietta H. Fore,
Diretora-Geral da UNICEF, Achim Steiner, Administrador do PNUD e David
Edwards, Secretário-Geral da Internacional da Educação, por ocasião do
 
Dia Mundial do Professor
 
“Jovens professores: o futuro da profissão”
 
5 de outubro de 2019
 
"A arte suprema do professor consiste em despertar o entusiamo pela expressão
criativa e pelo conhecimento".
 
Hoje, seguindo a lição de Albert Einstein, celebramos a experiência, a energia e a
paixão dos professores, que são a pedra angular dos sistemas educativos do futuro.
 
Os professores desempenham também um papel central na regeneração da sua
própria profissão. Sem uma nova geração de professores motivados, milhões de
alunos serão privados, ou continuarão a ser privados, do seu direito a uma educação
de qualidade. Torna-se muito difícil atrair e reter talentos naquela que é uma profissão
mal paga e subvalorizada. As taxas de abandono escolar disparam a nível mundial,
em parte devido à precariedade do emprego e às escassas oportunidades de
desenvolvimento profissional contínuo. Além disso, faltam recursos para as crianças
com necessidades educativas especiais, com deficiência, refugiadas e alunos
multilingues.
Hoje, é urgente agir. Os números disponibilizados pelo Instituto de Estatísticas da
UNESCO (IEU) são preocupantes: o mundo precisa de cerca de 69 milhões de novos
professores para alcançar o estipulado pela Agenda 2030 para a Educação. As
desigualdades mundiais poderão agravar-se, tendo em conta que 70% dos países
subsaarianos enfrentam uma grave escassez de professores, percentagem que
ascende aos 90% no ensino secundário.
 
Estes problemas são ainda mais prementes nas zonas rurais e nas zonas afetadas por
crises nos países em desenvolvimento. Os professores, em particular as mulheres,
correm risco de isolamento e violência, o que provoca um fluxo de professores para
áreas urbanas, deixando as escolas rurais com falta de pessoal.
 
Para contrariar esta situação, o papel central dos professores no alcance dos
Objetivos de Desenvolvimento foi reforçado na Conferência Mundial sobre Educação
da UNESCO e no 11.º Fórum de Diálogo sobre políticas do Grupo Internacional sobre
docentes para a Educação 2030. Para tal, os sistemas educativos precisam de
reformular a forma com recrutam, formam, motivam e retêm as mentes mais brilhantes
para o ensino do século XXI.
 
Os media e as novas tecnologias devem ser instrumentalizados para elevar a
profissão docente e demonstrar a sua importância para os direitos humanos, para a
justiça social e para as alterações climáticas. Os governos devem também melhorar o
emprego e as condições de trabalho.
 
Esta questão é ainda mais urgente tendo em conta a escassez de jovens candidatos
para substituírem os 48,6 milhões de docentes que atingirão a idade da reforma na
próxima década.
 
Com o tema: "Jovens professores: o futuro da profissão", reconhecemos a extrema
importância de reafirmar o valor da missão dos professores. Instamos os governos a
fazerem do ensino uma profissão de primeira escolha para os jovens. Também
convidamos os sindicatos de professores, de empregadores do sector privado, de
diretores de escolas, as associações de pais e de professores, as estruturas de gestão
das escolas, os funcionários do setor da educação e os formadores de professores a
partilharem os seus conhecimentos e experiências com vista a promover o surgimento
de um corpo docente dinâmico.
 
Acima de tudo, celebramos o trabalho de professores dedicados no mundo inteiro para
que, todos os dias, continuem a envidar esforços de forma a garantir que "a educação
de qualidade, inclusiva e equitativa “e a promoção de "oportunidades de aprendizagem
ao longo da vida para todos" se tornem uma realidade universal.