Pesquisar no site


Contactos

Bemposta Unesco

E-mail: projetos@aebemposta.com

Mesa Redonda “Desafios da ética e da governança da IA : dos princípios à prática” - Zoom, 24 de fevereiro, 11h00-13h00

22-02-2022 15:24

Vai ter lugar, online, no próximo dia 24 de fevereiro, das 11h às 13h, uma Mesa Redonda promovida pelo setor das ciências sociais e humanas da UNESCO dedicada à ética da inteligência artificial.

 

Subordinada ao tema “Desafios da ética e da governança da IA : dos princípios à prática”, esta Mesa Redonda abordará um conjunto de desafios que a governação da IA levanta de uma perspetiva ética. Trata-se de identificar formas de pôr em prática os princípios éticos; como medir a justiça e a equidade; e incentivos que poderiam incentivar o setor privado a observar princípios éticos tais como a inclusão.

@Getty

A discussão será aberta por Gabriela Ramos, Diretora-Geral Adjunta para as Ciências Sociais e Humanas, e moderada pela Professora Emma Ruttkamp-Bloem, Chefe do Departamento de Filosofia da Universidade de Pretória (África do Sul), Copresidente do Comité Diretor da Conferência da África Austral para a Investigação da IA e membro da Comissão Mundial de Ética do Conhecimento Científico e das Tecnologias (COMEST).

Os oradores convidados são :

Carlos Affonso Souza, Professor de Direito, Universidade do Estado do Rio de Janeiro;

Sabelo Mhlambi, Investigador, Laboratório Digital da Sociedade Civil, Centro de Filantropia e Sociedade Civil de Stanford (PACS);

Ellen Broad, Professora Associada, Instituto 3A, Departamento de Cibernética, Universidade Nacional Australiana, e membro do Conselho Consultivo sobre Dados do Governo Australiano;

Favour Borokini, investigadora de políticas de IA e tecnologia na Pollicy, um coletivo feminista ugandês premiado e organização de tecnologia cívica.

Mais informações em https://events.unesco.org/event?id=1554145062&lang=1033

Inscrições em https://unesco-org.zoom.us/webinar/register/WN_7c90OSCPR9SW7hP8_rRHuQ