As escolas EBS da Bemposta e EB 2,3 D. João II de Alvor ficaram qualificadas para a 2ª fase do Concurso "Escolas Solidárias Fundação EDP"
Ações de Intervenção
Pobreza / Fome - Apoio a familias carenciadas
Educação / Literacia - Visita a lares e infantários; participação em concursos
População Sénior - Visita a lares
Sustentabilidade ambiental - Desenvolvimento de projetos; participação em concursos
Parceria global para o Desenvolvimento Humano - parcerias com entidades locais e regionais
ATIVIDADES DO ECO-ESCOLAS:
Eco-delegados
Entidades promotoras: Agrupamento de Escolas da Bemposta
Objetivo: tornar os alunos participantes ativos nos processos de decisão e promover a tomada de consciência da importância do ambiente no dia-a-dia da sua vida pessoal, familiar e comunitária.
Professoras responsável: Ana Mariano
Foi criada a figura de Eco-delegado tendo sido realizada a sua eleição nas turmas da EBS da Bemposta; reúnem (só comparecem alguns) todas as semanas com a coordenadora do projeto eco-escolas; passaram a constar do Regulamento Interno:
1. São competências do eco-delegado de turma:
a) Ser porta-voz dos alunos da turma, representando a mesma;
b) Dar a conhecer problemas que afetem a escola, nomeadamente no que se refere ao ambiente e colaborar com o coordenador do projeto Eco-escolas na resolução dos mesmos;
c) Transmitir à turma informações referentes aos trabalhos desenvolvidos no âmbito do projeto Eco-escolas e incentivar a turma a participar nos mesmos;
d) Sensibilizar a turma para a adoção de hábitos que promovam a sustentabilidade;
e) Colaborar na separação correta dos resíduos.
Pestana Eco-Kids
Entidades promotoras: Pestana Delfim + Agrupamento de Escolas da Bemposta.
Objetivo: Surge no âmbito do projeto Eco-Escolas, programa vocacionado para a educação ambiental, para a sustentabilidade e para a cidadania. A participação ao concurso Pestana Eco-Kids tem duas vertentes - reutilização de materiais (ARTE NO JARDIM) e sensibilização para a separação de resíduos (HOTEL VERDE).
Participaram alunos do 5ºE, 8ºB, 10ºA, 10ºB
Professoras orientadoras dos trabalhos dos alunos: Sandra Mendes e Ana Mariano
Foram criados cartazes, folhetos, vídeos e esculturas
Alimentação saudável e sustentável
Entidades promotoras: Eco-escolas
Objetivo: Motivar as crianças, jovens, professores e família para um maior conhecimento acerca das questões que se relacionam com a alimentação saudável e sustentável por forma a que estes estejam receptivos à introdução de mudanças de hábitos no dia-a-dia.
Participaram alunos do 10ºA
Professoras que orientaram os trabalhos dos alunos: Sandra Mendes
Criadas as propostas de ementas sazonais (1 de verão e 1 de inverno) saudáveis e sustentáveis com os respetivos valores nutricionais (os alunos foram selecionados para a fase regional).
Feira Hora da Troca
Entidades promotoras: Algar + EBS da Bemposta
Objetivo: Ajudar a reduzir a produção de resíduos. Promover a reutilização.
Participaram alunos da EBS da Bemposta
Professora organizadora: Ana Mariano
Os alunos trouxeram objetos (tendo recebido uma senha pelos mesmos); no dia 25 de novembro realizou-se a "feira da troca"; os alunos podiam trocar as suas senhas por objetos à sua escolha
Vamos dar Vida aos Resíduos
Entidades promotoras: Algar
Objetivo: Sensibilizar a comunidade educativa para a importância da separação correta e valorização dos diferentes resíduos recicláveis alterando hábitos e mentalidades.
Participaram alunos da EBS da Bemposta
Professoras envolvidas: Ana Mariano + Fabiana Nunes
Ação de divulgação promovida pela algar (para eco-delegados); ação de divulgação nas turmas (dada pelos eco-delegados); vistoria da escola para detetar as necessidades a nível de recolha seletiva; criação de recipientes para recolha seletiva; colocação em todos os espaços da escola de eco-bags e garrafas para tampinhas; elaboração de cartazes informativos e distribuição dos mesmos pelos espaços da escola
Dia da Terra
Entidades promotoras: EBS da Bemposta (programa Eco-escolas e Biblioteca)
Objetivo: consciencializar a comunidade educativa para a importância e a necessidade de conservar os recursos naturais do planeta e defender a harmonia entre todos os seres vivos
Participaram os eco-delegados presentes nas reuniões semanais com a coordenadora do programa eco-escolas
Professoras envolvidas: Ana Mariano + Fernanda Santos + Maria Paula Alves + Ana Balancho
Exposição na biblioteca; criação de passatempos (A Terra e as Artes: pontos de vista de pintores e escritores + À descoberta da Terra nos livros); criação de questionário para ser explorado nas aulas de cidadania, seguido de debate e formalização dum compromisso para com o planeta (pequenas ações a adotar pelos alunos da turma), a inscrever em poster existente na exposição
Roupas usadas não estão acabadas
Entidades promotoras: parceria entre a H. SARAH - Trading, Lda. e o Programa Eco-Escolas
Objetivo: (in)formar as crianças e jovens e, através deles, a população em geral acerca da importância do adequado encaminhamento de roupa e ainda, calçado, brinquedos e material escolar para reutilização e reciclagem; promover a reutilização de objetos fora de uso; proporcionar à comunidade, através da Eco-Escola, um ponto de deposição seletiva de roupa, calçado e brinquedos; contribuir para o correto reencaminhamento dos materiais, segundo a hierarquia dos resíduos;
promover a interação entre a escola, a comunidade e instituições de solidariedade social.
Criar com estilo ' um saco para compras- Participaram os eco-delegados presentes nas reuniões semanais com a coordenadora do programa eco-escolas + Recolha com estilo ' recolha de roupas calçado e brinquedos - toda a comunidade educativa
Professoras envolvidas: Ana Mariano
Colocação do equipamento de recolha na escola; identificação da associação/IPSS da sua área de residência para usufruir de apoio por parte da H SARAH Trading.; Desenho do saco de compras; criação dos sacos com os tecidos enviados; seleção do saco a enviar a concurso
Projeto tampinhas
Entidades promotoras: SAAF
Objetivo: Sensibilizar a comunidade educativa para a importância da separação correta e valorização dos diferentes resíduos recicláveis alterando hábitos e mentalidades.
Participaram os eco-delegados presentes nas sessões semanais de trabalho
Professoras envolvidas: Fabiana Nunes
Criação de recipientes para tampinhas (reutilizando embalagens) e distribuição dos mesmos pelos espaços escolares; elaboração de cartazes informativos e divulgação do projeto; com o dinheiro realizado com as tampas recolhidas aquisição de equipamentos para ajudar pessoas (desde 2013 foram ajudadas as seguintes pessoas Tiago Fernandes - cadeira de rodas; Melissa e Márcia Catarino - calçado ortopédico; Gabriel - cadeira de rodas; Leonor Vargem - aparelho auditivo; Ricardo Monteiro - cadeira de rodas; Eduardo Paixão - cadeira de rodas)
Geração depositrão
Entidades promotoras: Eco-escolas
Objetivo: Visa (in)formar as crianças e jovens e através deles a população em geral, acerca da importância do adequado encaminhamento dos Resíduos de Equipamentos Elétricos e Eletrónicos (REEE), pilhas e acumuladores.
Participaram os alunos do 10º e a comunidade educativa
Professoras envolvidas: Ana Mariano
Atividades de sensibilização para a deposição correta dos REEE e pilhas em fim de vida ; criação de uma foto criativa com o Depositrão, alusiva à reciclagem de REEE e pilhas
Nós pelo Lince e o Lince por Nós
Entidades promotoras: Eco-escolas
Objetivo: Realização de trabalhos que destaquem essencialmente a função do lince-ibérico nos ecossistemas mediterrânicos, do qual decorre o seu valor natural - atividades económicas para as pessoas que habitam nesses territórios
Participaram os alunos do 11º ano
Professoras envolvidas: Sandra Mendes
Atividades: campanha de sensibilização à comunidade educativa com distribuição de cartazes pela escola, elaboração de entrevistas e criação de vídeos
DECOJovem - sessões informativas
Entidades promotoras: DECOJovem
Objetivo: sensibilização dos jovens consumidores em prol da utilização da Internet em segurança; alertar para assuntos relacionados como os direitos digitais, as regras de segurança e de privacidade online; aprender o que são direitos de autor e como os respeitar; alertar para os cuidados a ter com publicidade e nas redes sociais; perceber o que são downloads ilegais; sensibilização dos jovens consumidores em prol da prevenção dos resíduos desde o ato da compra;
Participaram os alunos do 6ºB, 7ºA, 7ºB, 7ºC, 8ºB; 8ºC; 8ºF, 8ºE, 9ºA, 9ºB, 9ºC, 9ºD, 9ºE
Professoras envolvidas: Ana Mariano + Ana Sousa + professores acompanhantes das turmas
Atividades: sessões informativas em Faro (8ºB e 8ºC) e na escola (restantes turmas) - Net.TALKS: Pensas que tudo o que vem à rede é fixe?; Consumer.TALKS: Compras Inteligentes; Consumer.TALKS: Gestos Simples para um consumo sustentável