Bemposta Unesco
E-mail: projetos@aebemposta.com
A viagem de circum-navegação constituiu a primeira viagem completa em torno do globo, demonstrando através da existência de um estreito de circunavegação, a intercomunicabilidade entre o Atlântico e o Pacífico. As heranças culturais desta viagem mantêm-se até hoje, ao nível global.
Objetivo geral:
Promover uma rede pioneira de Escolas Magalhânicas no âmbito da rede das escolas associadas da UNESCO. Países envolvidos: Portugal, Espanha, Brasil, Uruguai, Argentina, Chile, Filipinas, Indonésia e Cabo Verde.
A viagem será enquadrada no âmbito da Década Internacional da UNESCO para a Aproximação de Culturas 2013-22 em áreas como a promoção da compreensão e o conhecimento recíproco da diversidade cultural e linguística, a disseminação dos princípios e ferramentas do diálogo internacional através da educação de qualidade, e a promoção do diálogo para o desenvolvimento sustentável.
Objetivos específicos:
Promover o estudo, a divulgação e a valorização da viagem de Fernão de Magalhães no âmbito das escolas dos países envolvidos, em várias faixas etárias;
Criar uma rede de partilha de projetos entre as escolas.
2019/2020
ESCOLAS PARCEIRAS DO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DA BEMPOSTA:
Exposição de poemas da Sophia de Mello Breyner relacionados com o Mar. Durante uma Assembleia de alunos, no dia do Centenário do seu nascimento, as turmas do 8o ano representaram a Saga, cantaram e declamaram poemas da autora.
Para celebrar o Dia Internacional da Educação, alunos e um professor do CLIP criaram uma música:
Oceans_Master 01.mp3 (8673596)
A professora Isabel Sousa acompanhou as três turmas da EB José Sobral e EBS da Bemposta durante a visita de estudo ao Porto:
2020/2021
ESCOLAS PARCEIRAS DO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DA BEMPOSTA:
Com o concerto “Volta ao Mundo em Coro”, realizado no dia 1 de junho no teatro TEMPO em Portimão, encerrou-se o ciclo de 3 anos em que se comemorou a 1ª viagem de circum-navegação no Agrupamento de Escolas da Bemposta. Este evento assinalou a comemoração do dia da criança no município de Portimão.
Foram 3 anos em que esta temática foi abordada nas sessões UNESCO, para todas as turmas do 4º ano do Agrupamento, e em que muitos alunos desenvolveram trabalhos muito interessantes, como aqueles que estiveram presentes no concerto, entre os quais os dos alunos da turma 4ºB da EB José Sobral.
© 2015 Todos os direitos reservados.